sexta-feira, 8 de julho de 2022

Como o software personalizado pode ajudar o seu negócio

A ampla concorrência que é uma característica vigente no cenário atual do mercado tem exigido das empresas cada vez mais assertividade, estratégia e melhoria de performance. Neste sentido, é válido alocar investimento para um software personalizado.

Empresas de segmentos distintos têm enxergado a tecnologia como ferramenta indispensável para o sucesso comercial, aliás, pode-se destacar que por intermédio da tecnologia são acrescentadas vastas melhorias processuais.

Para uma escola educação infantil, a implementação de uma plataforma digital permitiu que a qualidade das aulas fosse potencializada bem como a dinâmica de trabalho dos professores e demais colaboradores.

Apesar de muitas pessoas ainda se sentirem receosas quanto ao uso da tecnologia nos processos, é importante validar que as ferramentas desenvolvidas pelos profissionais de tecnologia da informação são voltadas para facilitar a rotina.

Um cenário que melhor exemplifica este fato são as redes sociais, se antes o recurso utilizado na comunicação, mesmo a nível mundial, eram as cartas. Com a criação das redes sociais o processo foi simplificado através da tecnologia.

Aliás, a quantidade de simplificações no cotidiano que a tecnologia agregou contempla desde o escopo da comunicação social e se estende até a realidade empresarial. 

Logo, contar com o apoio de um software personalizado, isto é, uma plataforma digital adaptada para o contexto de negócio, é essencial. 

Automação de processos: conheça mais sobre

Considere o processo de comercialização de display de acrílico para mesa, mesmo que esse ocorra inteiramente no formato presencial de negócios, a tecnologia pode ajudar fortemente o fluxo de trabalho das equipes e a satisfação de clientes.

Seja nas modalidades Business-To-Business ou Business-To-Customer, o processo de venda não se resume somente nas abordagens, negociações e demais contatos com os consumidores.

É preciso levar em consideração algumas etapas adicionais, que apesar de não serem tão visíveis ao cliente, são essenciais para o contexto empresarial, como:

  • Ferramentas de prospecção;
  • Recursos de comunicação;
  • Controle de caixa e estoque;
  • Faturamento.

Essas são algumas das etapas e ferramentas que podem não ser amplamente nítidas para o público, porém, ao avaliar a dinâmica das empresas, pode-se afirmar que possuem um papel importante. 

A depender do nicho de atuação e do tamanho da carteira de clientes, as equipes enfrentam desafios relacionados à discrepância das relações de oferta e demanda.

Em outras palavras, isso significa que o volume de trabalho e responsabilidades das equipes vem aumentando a cada dia, em concordância com a demanda. 

Uma das explicações para este fato são as oscilações econômicas e mudanças no mercado.

Diversas empresas e colaboradores relatam a dificuldade em conciliar a demanda de trabalho, considerando a ausência de mão de obra a nível global que tem assolado os departamentos de recursos humanos no momento de estruturação empresarial.

Como resultado, podem ser vistos processos errados e manuais, o que acaba tomando muito tempo das equipes e ainda prejudicando a capacidade produtiva das empresas.

O proprietário de uma loja líder na confecção e distribuição de mochila de tecido personalizada, indica que apesar das dificuldades enfrentadas, é crucial desenvolver novos planos estratégicos em prol do crescimento financeiro e comercial.

Os especialistas ainda relatam que não estão disponíveis fórmulas “milagrosas” para mitigar a alternância das relações de oferta e demanda em termos de fluxo de trabalho. Entretanto, conforme as discussões de stakeholders, a tecnologia consegue auxiliar. 

Entende-se por stakeholders, o conjunto de agentes principais dentro do mercado ou em um ramo específico. Na pauta em questão, são caracterizados como agentes, as empresas líderes e gestores de alto desempenho.

Em adição, as empresas que investem na automação de processos têm visto o aumento da produtividade, diminuindo questões como a rotatividade de funcionários e a alavancagem de novos negócios, fatores que são amplamente benéficos.

Por isso, pode-se afirmar que o investimento na automação de processos é válido e importante para empresas que desejam trabalhar em melhorias contínuas com a finalidade de promover o próprio crescimento do negócio.

Software personalizado x padrão

Tendo em vista as facilidades proporcionadas pela tecnologia, as taxas de uso de ferramentas e soluções inteligentes tem tido um aumento expressivo em relação aos anos anteriores.

Esse é um indicador de que as iniciativas empresariais estão se voltando para otimizar os processos e para a adequação das relações de oferta e demanda.

Aliás, a organização que concentra o fluxo de trabalho inteiramente manual precisa estar preparada para perder a notoriedade diante do mercado. Não só os clientes como outras empresas enxergam esse ponto como algo negativo.

Contextualizando com a satisfação do cliente, cabe enfatizar que essa é relevante no que tange à popularidade e reputação, mas sem deixar de lado o bom andamento das negociações de modo geral. 

Uma empresa prestadora do serviço de transporte de cargas para pessoa física notou movimentações com o aumento da tecnologia dentro do escopo da jornada do cliente. A tendência tem sido trabalhar em soluções cada vez mais personalizadas.

Indo ao encontro da perspectiva das empresas e com a fala de especialistas, a tendência atualmente é dispor de mecanismos que permitam o atendimento humanizado e personalizado. 

Embora estejam disponíveis no mercado ferramentas de software que cumprem com as necessidades básicas de cada negócio, em um determinado momento a exigência de adaptação com as particularidades torna-se acentuada. 

Isso pois o sucesso do cliente requer o atendimento de prontidão, solicitando que as equipes estejam cada vez mais dotadas de alternativas para sanar as dores de seus clientes.

Entretanto, as ferramentas padrão nem sempre conseguem atender as exigências feitas por cada empresa em seu particular, essa é uma característica presente somente nos softwares personalizados.

Assim como nichos específicos, como a venda de vinhos importados chilenos trata da segmentação de estratégias para atingir o público-alvo com sucesso, o mesmo se reflete nos processos.

Neste sentido, se a empresa dedica esforços para segmentos específicos, ou possui exigências processuais detalhadas, é importante considerar a contratação de uma plataforma digital personalizada.

Entenda como a personalização pode ajudar seu negócio

Para uma empresa prestadora do serviço de bombeiro civil terceirizado, cujo processo de recrutamento e seleção exige muito tempo dos colaboradores do departamento de recursos humanos, o ideal é uma plataforma adaptada como melhoria.

O mesmo cenário se repete para uma organização fornecedora de soluções inteligentes na área de contabilidade, repetindo também para outro negócio cuja principal atividade é a terceirização do atendimento ao cliente.

Pode-se observar que em cenários e escopos de atuação diversos, a tecnologia consegue propor mecanismos assertivos para solucionar a dificuldade das equipes bem como auxiliar na construção do relacionamento positivo com clientes.

Desse modo, o uso de software personalizado consegue auxiliar desde multinacionais até mesmo pequenos negócios locais, como uma gráfica que distribui brindes corporativos personalizados

No entanto, é crucial que as equipes, executivos e gestores estejam em pleno alinhamento, porque o levantamento de processos é indispensável para o entendimento das reais necessidades de cada negócio. 

Afinal, é por intermédio do levantamento que os desenvolvedores de plataformas irão conseguir programar cada solução, de modo que estas possam efetivamente atender à demanda. Além disso, existem pontos específicos a serem tratados.

  1. Custo-benefício a longo prazo

Uma característica presente no mercado brasileiro, aliás, no perfil do empresário brasileiro é o receio em investir na tecnologia. 

Devido a falta de costume, parte majoritária dos empresários não costumam adotar softwares dentro dos processos.

Outra característica do mercado brasileiro, neste caso das empresas, é a grande rotatividade dos funcionários. 

Analisando redes sociais voltadas para o relacionamento profissional, é possível chegar a conclusão que um dos principais motivos que levam os colaboradores a pedirem desligamento é o volume de trabalho e a falta de estruturação nos processos.

Entretanto, se forem observadas todas as facilidades que o software personalizado agrega na dinâmica das equipes, pode-se então afirmar que os problemas relacionados à rotatividade de funcionários são trabalhos.

Ao fazer o investimento em uma plataforma personalizada, uma empresa de jardinagem está trabalhando para a consolidação de benefícios no longo prazo, seja para custos de recrutamento e seleção e mesmo custos operacionais.

  1. Diminuição de riscos

Com um volume de trabalho amplo, as equipes podem sentir dificuldade na dinâmica do trabalho, isto é, na produção propriamente dita.

É normal que os processos manuais apresentem algumas falhas, pois os olhos humanos não são capazes de localizar os minuciosos problemas e erros que acontecem ao longo da rotina.

Além disso, muitas vezes as equipes sequer têm tempo para validar as informações justamente pelo volume de trabalho.

A tecnologia artificial, por sua vez, é programada para fazer análises conforme a descrição do programador no momento de sua criação. Por isso, os algoritmos conseguem dar mais segurança nos processos.

Essa ação é benéfica, porque diminui as taxas de retrabalho e ainda ajuda as empresas a diminuírem os riscos da operação. 

Considerações finais

Sendo assim, a tecnologia é um recurso indispensável para as empresas em termos de assertividade, auxiliando desde os processos de recrutamento e seleção até mesmo as etapas de faturamento e contabilidade realizadas pelos times financeiros.

Por fim, é possível concluir que dispor de um software personalizado ajuda a dinâmica das equipes, solucionando problemas diversos e pontos de atenção dentro das organizações. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Como o software personalizado pode ajudar o seu negócio apareceu primeiro em Elephantine.



por Elephantine https://ift.tt/JDdWOKq
via Elephantine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua jornada com Power Apss

Nos dias de hoje, a transformação digital é essencial para empresas de todos os tamanhos. Uma das ferramentas que tem ganhado destaque ...